segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Material didático para a EAD


Para elaboração de material didático para a modalidade de EAD é necessário a realização de um planejamento sério e cuidadoso do processo pedagógico a
ser iniciado. O planejamento não pode ser encarado como o ato de ordenar seqüencialmente conteúdos, ou de fragmentá-los em parcelas representativas de núcleos conceituais a serem ensinados.
O planejamento deve caracterizar o contexto, atendendo o perfil da clientela. O material didatico da EAD envolve toda a metodologia e sua fundamentação teórica,  para a elaboração do material didático.
Cada material didático requer formas específicas de interatividade e
dialogicidade, estratégias para produção de conhecimento e modos de obter a
aplicabilidade no cotidiano daquele educando, para o qual é contextualizado.
O processo de planejamento de elaboração de material didático para EAD se
estrutura em diferentes níveis hierárquicos. Um primeiro nível se refere à
concepção do curso, articulando justificativa, objetivos, contexto e clientela. É
neste nível que se define os conteúdos, sua sequenciação e a sua base
metodológica. Um segundo nível se refere ao tratamento pedagógico dado ao
material a ser utilizado pelo educando. Aqui se manifesta a preocupação com
as formas de comunicação e se define as estratégias da narrativa a serem
aplicadas aos textos, a linguagem audiovisual e as ferramentas auxiliares para
o processo de aprendizagem (Ruiz e Cordero, 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário